quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Festival da Lua Azul e Outras Indicações para o Final de Semana

Imagem ilustrativa
Do dia 31 de Agosto para o dia 1º de Setembro, acontecerá em Paranapiacaba o Festival da Lua Azul...

Apostos que alguns de vocês devem está se perguntando "o que é o festival da lua azul?", enquanto outros podem nem saber onde fica Paranapiacaba... Então vamos lá:

Paranapiacaba é uma cidade histórica, que pertence ao município de Santo André, ela foi de grande importância na época que o Brasil começou a ser o grande exportador de café, isso lá no século XIX. Ela é famosa pelas suas brumas que dão uma ar "fantasmagórico" para a cidade. Lá foi construida uma estação de trem muito importante para nossa história, pois era através dela que ocorria o escoamento de nossas safras de café até o porto de Santos. Além da famosa "réplica do Big Bang", que de répica não tem nada, mas é um relógio de torre construído no estilo inglês.
O relógio de Paranapiacaba 



          Até hoje, os turistas que visitam a cidade podem
          ver as antigas Marias-fumaças andando, soltando
          fumaça e apitando, mas agora só para o
          entretenimento do público. Também é possível
          visitar as antigas casas de máquinas, agoras
          transformadas em museus. As casas dos
          funcionários da antiga São Paulo Railway são
          todas tombadas pelo patrimônios
          histórico, o que dá para a cidade um ar de quem
          parou no tempo...

Há uma vasta opção de restaurantes, casas de artesanatos e feirinhas... As ruas ainda de paralelepípedos, onde quase não passa carro, pois quase todos andam a pé ou de bicicleta... A antiga casa do engenhiro chefe também virou museu, mas as visitas ocorrem em horários marcados...

A cidade também abriga várias pousadas, que mesclam aquele ar antigo das casas tombadas pelo patrimônio, com o tom místico da cidade e criam um clima todo especial, cada uma com sua temática...

Paisagem de uma das trilhas
Para os mais aventureiros, existe tambám diversas opções de trilhas... E um pouco mais afastado da cidade, há uns 3 km, tem o famoso "Simplão de tudo", um espaço para camping, perfeito para viver um momento de comunhão plena com a natureza...

E é nessa paisagem que ocorrerá nosso já mencionado festival!

O Festival da Lua cheia é uma comemoração pagã, mas especificamente voltado para os seguimentos celtas, como o Wicca, onde se comemora a segunda lua cheia do mês.

Se você olhar para o céu hoje a noite perceberá como a lua está linda de tão cheia e brilhante, e se tem o hábito de sempre observar a mudança da lua, perceberá que é a segunda vez que isso acontece no mês de Agosto, mas caso não tenho o hábito, basta conferir no calendário.

Os observadores do céu, saberão que apesar do calendário apontar que a lua cheia dura uma semana, o plenilunio dura só 3 dia, no máximo, e depois disso ela já começa a minguar. E quando o calendário diz que "entramos na minguante", na verdade já estamos no quarto-minguante, ou seja, a lua já minguou pelo menos 1/4.

Imagem ilustrativa
Como o paganismo cultua os deuses através de suas manisfetações na natureza, várias coisas são consideradas mágicas, como as próprias mudanças lunares, o nascer do sol, o oceano, as florestas, os rios, as cachoeiras...

E como a tradição Wicca é muito ligada à Lua (a principal deusa deles é a Deusa Triplice, representada pelas 3 fases da lua: Crescente-Donzela, Cheia-Mãe, Minguante-Anciã), a Lua cheia é considerada o momento propício para os rituais, principalmente os de agradecimento, de abundância, reenergização, etc. E duas luas cheias em um mesmo mês é considera um acontecimento especialmente mágico, pois só acontece uma vez por ano, afinal, o mês lunar tem 28 dias, e portanto há 13 meses lunares por ano, enquanto temos 12 meses convencionais, que variam entre 28 e 31 dias.

Enfim, então para você que gosta de paganismo, ou se interessou pela ideia, ou mesmo para quem quer conhecer a cidade, ter mais contato com a natureza, essa é a dica... E para você que se interessou pelo assunto, eu recomento esse site aqui para obter mais informações.

Para chegar em Paranapiacaba, nada de esperar o expresso turístico, pois você tem que comprar as passagens com 3 meses de antecedência, mas basta pegar na estação Brás o trem para Rio Grande da Serra, descer no final, e próximo da estação passa um ônibus para Paranapiacaba, que até a última vez que fui lá custava menos de R$3,00!

Tonk. foto por Camila Strongren
Já para quem prefere um programa mais "urbano" para o final de semana, a recomendação é a festa da NEW FACTORY, que ocorrerá na casa Tonk, que fica em Pinheiros!

Para quem não conhece a Tonk, eu recomendo! Ambiente agradavel, com pessoas interessantes e alternativas, e bebidas por um preço razoável. Um ambiente propício para quem quer conhecer gente diferente. Mas quem vai, só não esqueça de botar o nome na lista com antecedência. Clique aqui para saber mais sobre o evento.




Tonk. foto por Camila Strongren
Tonk. foto por Camila Strongren

Nenhum comentário:

Postar um comentário